Não há o que
se falar em uma gestão escolar eficiente sem que haja um planejamento coletivo,
um Projeto Político Pedagógico que seja eficaz numa gestão que seja realmente
democrática.
A
gestão democrática assim deve ser não apenas por ser uma exigência, mas por ser
a melhor forma de levar a comunidade educacional a participar da formação dos
cidadãos ativos.
O
Projeto Político Pedagógico construído coletivamente envolvendo todos os segmentos
da comunidade escolar faz com que a discussão e a tomada de decisões seja uma
dinâmica democrática e, por isso, capaz de traduzir os ideais de todos os
participantes do processo educativo.
O
planejamento participativo mobiliza vários sujeitos e articula suas ideias
refletindo o resultado coletivo e o comprometimento de transformação social.
O
Colegiado Escolar é um bom exemplo de um órgão que partilha a tomada de
decisões com os gestores numa gestão democrática, o qual participa das
discussões e elaboração do Projeto Político Pedagógico e outros planejamentos.
Insta salientar que medidas devem ser adotadas para que a relação entre gestão democrática, PPP e Planejamento se intensifique como promoção de atividades que levem a comunidade para dentro da escola, sejam estas atividades culturais, para debate e sugestões, reuniões, dentre outras que facilitem a discussão e tomada de decisões.
Insta salientar que medidas devem ser adotadas para que a relação entre gestão democrática, PPP e Planejamento se intensifique como promoção de atividades que levem a comunidade para dentro da escola, sejam estas atividades culturais, para debate e sugestões, reuniões, dentre outras que facilitem a discussão e tomada de decisões.
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