Bem vindo!

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Uma jornada para a paz

O principal objetivo do Projeto Uma Janela para a Paz foi propiciar o desenvolvimento de ações indispensáveis à mudança de comportamento visando à erradicação da violência física e verbal na escola e na comunidade bem como a promoção de uma cultura de paz para reverter o quadro de violência dentro e fora da escola.
           O Projeto Uma Janela para a Paz foi desenvolvido de forma interdisciplinar pelas professoras Sayonara Lilian, Jacqueline Mara e Rosilene Moraes e as atividades nem sempre foram desenvolvidas dentro da sala ou dentro da escola. Os alunos tiveram assessoria constante no sentido de desenvolver atividades que os levaram a aprender e apreender o que foi ensinado, aguçando a curiosidade dos mesmos e levando-os a novos rumos procurando a prevenção da violência e a promoção de uma cultura de paz.
O projeto fez uso de mecanismos envolvendo educadores, famílias e alunos, esclarecendo a todos sobre a importância da educação e de boas relações interpessoais colocando a paz como princípio primordial para a boa convivência.
          Assim, foi realizada a mobilização da comunidade e atividades envolvendo, de forma democrática, a comunidade escolar e de entorno. As atividades foram constantemente avaliadas e os resultados retrataram os impactos do projeto que, sem dúvida, foram totalmente positivos.     
            Através do Projeto Uma Janela para a Paz, que foi divulgado através de folders, em visitas às salas de aula e em reunião de pais, foram realizadas atividades, tais como: exposição de cartazes, peças, palestras, literatura de cordel, execução de filmes, trabalhos em grupo, paródias, poesias, escrita de mensagens para distribuição, passeata pela paz.
           Os temas educação e aprendizagem na Escola Estadual Coronel Oscar Prados atendem ao Projeto Político Pedagógico o qual cita que a “missão da Escola Estadual Coronel Oscar Prados é preparar os alunos para que possam ser agentes multiplicadores de conhecimento, cidadãos conscientes de seus deveres e direitos, capazes de contribuir para mudanças substanciais no seu país” e a “visão da Escola Estadual Coronel Oscar Prados é ser reconhecida como instituição de educação que concretiza o processo ensino e aprendizagem, com qualidade, ética e comprometimento”.
          As atividades do Projeto Uma Janela para a Paz foram diversificadas proporcionado aumento dos níveis de pacificação no ambiente escolar e diminuição de casos violentos envolvendo alunos. A maior dificuldade encontrada durante a execução do Projeto foi conseguir que os alunos se propusessem a resolver atritos entre si, o que foi sanado depois de algumas conversas informais com eles.
Conforme mostra os resultados visíveis que hoje se vê na escola e na comunidade de entorno, o projeto realmente foi uma janela para a paz.

REFERÊNCIAS
BRASIL. Lei Federal nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB.
BRASIL. Lei Federal nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Estabelece o Plano Nacional da Educação – PNE. Brasília (DF).
GADOTTI, Moacir. Concepção dialética da educação: um estudo introdutório. 14.ed., São Paulo: Cortez, 2003.
MUÑOZ, César. Pedagogia da vida cotidiana e participação cidadã: guia da escola cidadã/ Instituto Paulo Freire. São Paulo: Cortez, 2004.








Sem comentários:

Enviar um comentário