Hitler. Foi citando este nome que a muitos traz
arrepios que os alunos do 3º ano 14 do Ensino Médio da Escola estadual Coronel
Oscar Prados juntamente com seu professor de História, Levi Francisco, julgaram
este líder de acordo com as leis brasileiras, de forma argumentativa, tecendo
redes que se entrelaçam em torno de posições polêmicas e opiniões divergentes
acerca de ações criminosas do ditador. Os estudantes colocaram no banco dos
réus, Adolf Hitler, alegando vários crimes como homicídio qualificado,
genocídio, formação de quadrilha, crime contra a humanidade dentre outros. Antes
da realização da atividade propriamente dita, foram trabalhados diversos
materiais informativos que tinham por finalidade subsidiar uma fundamentação
teórica e legislativa a respeito da temática escolhida.
A prática simulou um tribunal judiciário, no qual os
participantes tinham funções predeterminadas como juiz, relatores, advogados de
defesa, promotor, testemunhas de defesa e acusação, jurados, réu, seguranças,
imprensa (fotógrafos e jornalistas). A preparação prévia dos alunos oportunizou aos
participantes o desenvolvimento de argumentos fundamentados na
Constituição Brasileira, no Código Penal Brasileiro e Código de Processo Penal
dentre outros instrumentos. A partir daí, cada participante pôde lançar a
sua tese inicial, defendendo seu ponto de vista, argumentando, testemunhando, apresentando
provas, enfim, movimentando um debate usando réplica e tréplica. Por fim, a
defesa e acusação teve um tempo para considerações finais. Os jurados, então,
se reuniram para debater seus apontamentos e votar a favor (absolvição) ou
contrários a ele (condenação). A partir de então, o juiz leu o veredito
e instituiu a pena: condenação da réu, em regime fechado, por 81 anos.
Durante
o desenvolvimento da dinâmica, os alunos se destacaram e impressionaram o
público com suas argumentações, postura ética, fundamentação e desenvoltura
oral. Sem dúvida alguma, os principais objetivos (debater o tema, formular
argumentações consistentes, fundamentar um argumento na lei, tomar um
posicionamento, exercitar a expressão e o raciocínio, amadurecer o senso
crítico) foram plenamente atingidos sendo que o objetivo maior é levar
conhecimento aos alunos.
Sem comentários:
Enviar um comentário