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terça-feira, 27 de agosto de 2013

Projeto Político Pedagógico

O PPP define a identidade da escola e indica caminhos para ensinar com qualidade. Toda escola tem objetivos que deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. O conjunto dessas aspirações, bem como os meios para concretizá-las, é o que dá forma e vida ao chamado projeto político-pedagógico.
É projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo.
É político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir.
É pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.
O sucesso de uma instituição escolar está diretamente relacionado à sua capacidade de atender às necessidades e expectativas de seus alunos. Elas devem ser identificadas, entendidas e utilizadas para que se crie o valor necessário para conquistar e garantir a permanência desses alunos.
A escola dos sonhos ainda está muito longe da escola atual. Vários são os fatores que aumentam essa distância tais como: o desinteresse dos pais pela educação dos filhos, a falta de perspectiva de futuro por parte dos alunos e sua indisciplina, o despreparo dos educadores, a desvalorização do profissional da educação, dentre outras. No entanto, alguns fatores ajudam a reduzir essa distância como a boa infra-estrutura da escola e os materiais disponíveis para o trabalho.
Diante de tal situação é esperado que sejam desenvolvidas ações deste PPP para que se cumpra o propósito maior da escola: o sucesso escolar.
O objetivo deste Projeto Político Pedagógico é oferecer aos professores, alunos, pais e todos aqueles que estão direta ou indiretamente ligados a esta escola uma visão da realidade educacional.
Este documento constitui um referencial de qualidade para a fundamentação pedagógica no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Nele estão inseridos o pensamento e o trabalho de todo o corpo docente da escola.
Por sua natureza aberta, configura uma proposta flexível a ser concretizada nas decisões dos projetos educacionais empreendidos na escola. Nele estão contidas as tendências pedagógicas praticadas na escola, bem como o sistema de avaliação e a prática disciplinar desenvolvida pelos professores.
As metas aqui propostas se efetivarão em parceria com toda a comunidade escolar e com o real comprometimento dos profissionais que o elaboraram.
Esta proposta tem seu fundamento na construção de um conhecimento que não é pronto e acabado, mas que está em permanente avaliação e/ou reformulação, de acordo com os avanços dos principais paradigmas educacionais da atualidade.

Mais do que as teorias pedagógicas ou visões teóricas, torna-se necessária a viabilização efetiva deste documento.

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