O
PPP define a identidade da escola e indica caminhos para ensinar com qualidade. Toda
escola tem objetivos que deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar.
O conjunto dessas aspirações, bem como os meios para concretizá-las, é o que dá
forma e vida ao chamado projeto político-pedagógico.
É projeto porque
reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de
tempo.
É político por
considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes,
responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade,
modificando os rumos que ela vai seguir.
É pedagógico porque
define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao
processo de ensino e aprendizagem.
O sucesso
de uma instituição escolar está diretamente relacionado à sua capacidade de
atender às necessidades e expectativas de seus alunos. Elas devem ser identificadas, entendidas e
utilizadas para que se crie o valor necessário para conquistar e garantir a
permanência desses alunos.
A escola
dos sonhos ainda está muito longe da escola atual. Vários são os fatores que
aumentam essa distância tais como: o desinteresse dos pais pela educação dos
filhos, a falta de perspectiva de futuro por parte dos alunos e sua
indisciplina, o despreparo dos educadores, a desvalorização do profissional da
educação, dentre outras. No entanto, alguns fatores ajudam a reduzir essa
distância como a boa infra-estrutura da escola e os materiais disponíveis para
o trabalho.
Diante de
tal situação é esperado que sejam desenvolvidas ações deste PPP para que se
cumpra o propósito maior da escola: o sucesso escolar.
O objetivo deste
Projeto Político Pedagógico é oferecer aos professores, alunos, pais e todos
aqueles que estão direta ou indiretamente ligados a esta escola uma visão da realidade
educacional.
Este documento
constitui um referencial de qualidade para a fundamentação pedagógica no Ensino
Fundamental e no Ensino Médio. Nele estão inseridos o pensamento e o trabalho
de todo o corpo docente da escola.
Por sua natureza
aberta, configura uma proposta flexível a ser concretizada nas decisões dos
projetos educacionais empreendidos na escola. Nele estão contidas as tendências
pedagógicas praticadas na escola, bem como o sistema de avaliação e a prática
disciplinar desenvolvida pelos professores.
As metas aqui
propostas se efetivarão em parceria com toda a comunidade escolar e com o real
comprometimento dos profissionais que o elaboraram.
Esta proposta
tem seu fundamento na construção de um conhecimento que não é pronto e acabado,
mas que está em permanente avaliação e/ou reformulação, de acordo com os
avanços dos principais paradigmas educacionais da atualidade.
Mais do que as
teorias pedagógicas ou visões teóricas, torna-se necessária a viabilização
efetiva deste documento.
Sem comentários:
Enviar um comentário